7 filmes para quem gosta de rock

Neste final de semana assisti Metal Lords, novo filme do Netflix, e gostei muito; tipo de filme que adoraria ter visto aos 15 anos, quando eu era, assim como os protagonistas da história, mais um adolescente deslocado viciado em rock. A partir daí comecei a pensar na minha lista de filmes favoritos sobre o tema, valendo apenas obras de ficção (exclue-se, portanto, cinebiografias). O resultado, você vê abaixo e, para facilitar ainda mais, já coloquei os serviços de streaming em que os filmes estão disponíveis, pelo menos na data em que escrevo este texto (11/04/22).



1. O Barco do Rock (The Boat That Rocked)

2009/2h15m

Apesar de ficcional, o filme se baseia num evento real que ocorreu na Inglaterra, quando, diante da censura contra o Rock n' Roll nos anos 60, as rádios começaram a fazer transmissões de barcos ancorados em águas internacionais. É daí, inclusive, que surgiu o termo "rádio pirata" para designar as transmissoras ilegais.


Com um elenco cheio de estrelas (Bill Nighy, Philip Seymour Hoffman, Nick Frost, Emma Thompson, ...) o filme de comédia é bem divertido e mostra a luta dos Djs contra o governo britânico. Além, é claro, da loucura que era o barco em que todos eles passam a morar.




O filme está disponível para alugar no Google Play e no YouTube.



2. RockStar

2001/1h46m

É o mais pastelão da lista, mas não deixa de ser legal. Estrelado por Mark Wahlberg, é a história de um fã fanático que, após a saída do lider original, assume o posto de vocalista de uma das maiores bandas do mundo, a ficcional Steel Dragon. A partir disso, o rapaz começa a viver todos os esteriótipos da rock: fama, dinheiro, sexo e drogas, bem como as complicações que geralmente essas coisas trazem.


O Steel Dragon, banda do filme, é baseado no Judas Priest, com pitadas de momentos do Guns N' Roses. Contando também com a participação de Jennifer Aniston, é um clichesão de sexo, drogas e rock n roll, mas que agrada todo mundo que, como eu, já fantasiou com esse estilo de vida.


Disponível para assinantes da AppleTV.



3. Alta Fidelidade (High Fidelity)

2000/1h53m

Baseado no livro arrasa quarteirão escrito por Nick Hornby, conta a história do dono de uma loja de discos alucinado por música que, após levar um pé na bunda, começa a repensar sua vida.


Com uma trilha sonora excelente, extremamente fiel ao livro e com a famosa cena com a presença do Bruce Springsteen, o filme foi um sucesso cult e é o favorito de muita gente.



Disponível para assinantes Star+.










4. The Wonders - O sonho não acabou (That Thing You Do!)

1996/1h48m

Dirigido e estrelado por Tom Hanks, The Wonders é o meu favorito da lista, e conta com a melhor "música ficcional" já criada no cinema, That Thing You Do!, titulo original da obra em inglês.


Nos anos 60, surgiu o fenômeno das bandas one hit wonder pós-Beatles, ou seja, grupos de um único sucesso que seguiam a estética do quarteto de Liverpool. O The Wonders é mais uma delas, e no fiilme acompanhamos a ascensão e queda da banda ficcional.


Não encontrei em nenhum serviço de streaming. Se alguém souber, me avisa que atualizo o texto.







5. Escola do Rock (School of Rock)

2003/1h49m

Talvez o maior sucesso de Jack Black no cinema, a história do professor ensinando rock n' roll para os jovens alunos de uma escola conservadora, com o objetivo de enfrentar seu antigo grupo numa batalha de bandas, é realmente muito bom.


Com uma trilha sonora que é quase uma homenagem ao AC/DC e cenas bem engraçadas, na época do ginásio eu e meus amigos fãs de música vimos e revimos esse filme no mínimo uma centena de vezes.


Disponível para assinantes do Amazon Prime e HBO Max, e para alugar no Google Play e YouTube







6. Quase Famosos (Almost Famous)

2000/2h2m

Escrito e dirigido pelo excelente Cameron Crowe, o filme é ficcional mas baseado nas experiências reais do diretor quando era jornalista de música. É a história de um jovem fã de música contratado pela Rolling Stone para acompanhar a turnê do Stillwater, banda ficcional do filme.


Reunindo todo drama que uma turnê de rock nos anos 70 poderia ter, além da cena incônica de Tiny Dancer, é um filme muito bom.


Disponível para assinantes Star+ e Amazon Prime, e para alugar no Google Play e YouTube.







7. Metal Lords

2022/1h38m

Por fim, o filme que deu ideia para a lista. Metal Lords é bem atual, tratando sobre ansiedade e depressão, ao mesmo tempo que mostra de uma forma bem realista como o metal pode se tornar um escape para meninos e meninas que se sentem excluídos ou deslocados, e encontram no estilo de música um espaço de identificação e expressão.


Alternando momentos tristes com outros bem bonitinhos, vale a pena ver. E a cena com o Kirk Hammit (Metallica), Tom Morello (Rage Against the Machine), Sccot Ian (Anthrax) e Rob Halford (Judas Priest) é demais.


Disponível no Netflix.





Se lembrarem de mais filmes nessa categoria, me mandem para eu adicionar aqui!